PONTOS TURÍSTICOS

PIRÂMIDE

Construção simples em pedra São Thomé com cobertura em forma de pirâmide de onde se tem uma vista panorâmica de todo o vale e o melhor local para se observar o Nascer, o Pôr do Sol e as estrelas. Localizada no Parque Municipal Antônio Rosa no bairro Alto Cruzeiro, Zona Urbana.



CRUZEIRO


O Cruzeiro destaca-se como o ponto chave para aqueles que querem observar o ciclo da vida, isto é, é um ótimo local para avistar o nascer e o por do sol, bem como, o nascer da lua, sentir as noites frias e avistar milhares de estrelas. Localizado no Parque Municipal Antônio Rosa no bairro Alto Cruzeiro, Zona Urbana.







PEDRA DA BRUXA

A Pedra da Bruxa está localizada dentro do Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se de uma formação rochosa que lembra a silhueta de uma bruxa. Por ter este nome, atrai centenas de pessoas de diversos níveis e culturas.









MIRANTE

O Mirante foi construído num dos locais mais altos do Parque Antônio Rosa, de onde se pode observar toda a magnífica paisagem de São Thomé das Letras e região. De lá, se tem uma visão privilegiada da Pirâmide e do Cruzeiro. Do Mirante é possível ter uma visão de 360º das belezas que São Thomé das Letras proporciona a qualquer amante da natureza, da vida e da criação. Localizada no Parque Municipal Antônio Rosa no bairro Alto Cruzeiro, Zona Urbana.


Imagem relacionada


Imagem relacionada

IGREJA MATRIZ

Construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída uma pequena capela por ocasião do episódio que deu origem à cidade. Por fora, carrega o estilo barroco mineiro. 
Seu interior é ornamentado em estilo rococó, com temas cristãos enriquecidos com motivos angelicais. 
O destaque vai para sua nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado a seus pés, obra do artista Joaquim José da Natividade. 
A Igreja é tombada como patrimônio histórico estadual. Entre os acervos da Igreja está o quadro do Barão de Alfenas, datado de 1876 de autoria do pintor Nicolao Facchinetti.


Imagem relacionada




Imagem relacionada







PINTURAS RUPESTRES

Pinturas rupestres encontradas na entrada da gruta, feitas através de um líquen, a “Cladonia sangüínea”. Enquanto alguns atribuem esses desenhos a antigos povos indígenas, outros afirmam terem sido marcas deixadas pelo Santo. Há um quê de mistério pois estudos arqueológicos atribuem por volta de 2.000 anos, o que coincide com a peregrinação do Apóstolo Thomé e também da passagem dos índios cataguases pela região, que eram nômades.






IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
(IGREJA DE PEDRA)


A Igreja Nossa Senhora do Rosário é conhecida como Igreja de Pedra que, foi construída totalmente de pedras extraídas da própria região. Trata-se de uma construção típica da cidade de São Thomé das Letras, com pedras sobrepostas e sem argamassa, tendo sido iniciada pelos escravos no século XVIII.






CACHOEIRA EUBIOSE

Ponto exuberante de rio com queda d`água formando um poço de banho, acesso por trilha moderada e pequena taxa de estacionamento, fica à 3 km da cidade por estrada de terra.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para CACHOEIRA EUBIOSE PRAINHA

CACHOEIRA DO FLÁVIO

Cachoeira do Flávio está localizada na zona rural do município de São Tomé das Letras e situada a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi por estrada de terra.
Imagem relacionada

Imagem relacionada



CACHOEIRA VÉU DE NOIVA, LUA DE MEL & PARAÍSO

As cachoeiras ficam a 8 quilômetros do Centro, com mais de 20m de queda, formando
três poços com aproximadamente 2m de profundidade.

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Resultado de imagem para cachoeira paraiso sao thome


CACHOEIRA ANTARES

Ideal para a prática de cachoeirismo e rapel. A cachoeira Antares, também conhecida com o nome de "Cachoeira da Conquista", fica a 16km em um desvio da estrada que leva para Conceição do Rio Verde, em estrada de terra, entre espessos arvoredos. Trata-se de uma cachoeira de médio acesso e os candidatos a explorá-la terão que descer por um barranco íngreme. Com uma queda d´água de 20m de altura, forma um poço de 10m de comprimento por 15m de largura. Sua profundidade é de 2m.

Resultado de imagem para cachoeira antares

Resultado de imagem para cachoeira antares



CACHOEIRA VALE DAS BORBOLETAS & POÇO DOS DUENDES

A Cachoeira Vale das Borboletas está localizada a apenas 3km do centro de São Thomé das Letras por estrada asfaltada e apenas 1 KM da Pousada Recanto do Sossego. No pé da serra da estrada para Três Corações, um riozinho se divide em duas lindas quedas   d´água que se precipitam de um platô que forma uma exuberante toca de pedra, cheia de samambaias a volta. A cachoeira cai em uma piscina natural que ali se formou, num vale cercado por uma mata verde e irradiante, cheia de coloridas flores onde pode-se avistar dezenas de tipos de borboletas nativas da região.


Imagem relacionada


GARGANTA DO DIABO

A Cachoeira da Garganta tem acesso pela trilha do Vale das Borboletas e fica acima da cachoeira do Paredão. Trata-se de um local que exige esforço físico, até porque serão encontrados alguns obstáculos criados pela natureza, incluindo trechos escorregadios. Nossa sugestão é que você procure um guia especializado e que conheça bem o local. 
Trilha difícil e inacessível a pessoas com dificuldade de locomoção. Muita subida e escalada de pedras, mas o final é maravilhoso. Cachoeira calma, encrustada na pedra e com pouco movimento.






CACHOEIRA SÃO THOMÉ

A Cachoeira da "Ricarda" passou a ser chamada de Cachoeira São Tomé das Letras. A Cachoeira São Thomé das Letras está localizada na estrada que vai para a cachoeira vale das borboletas. 
É um local tranquilo, pouco explorado e oferece muita natureza ao seu redor. 


Imagem relacionada


Resultado de imagem para cachoeira sao thomé ricrda


CACHOEIRA DA LUA

Localizada a 7 KM da cidade pela estrada de terra sentido Sobradinho. Cachoeira da Lua é um dos principais atrativos naturais da bela região de São Thomé das Letras. Por ter um fácil acesso e um poço maravilhoso que oferece inúmeras diversões como por exemplo se jogar de uma corda até o meio do poço ou pular de cima da cachoeira entre outros pulos que são possíveis fazer na Cachoeira da Lua.


Imagem relacionada


Imagem relacionada


GRUTA DO SOBRADINHO & CACHOEIRA DO RENASCIMENTO

Gruta do Sobradinho é um dos atrativos mais visitados da cidade de São Thomé das Letras. Ela é uma das grutas mais lindas de toda região e o passeio para atravessá-la leva aproximadamente 15 minutos e depois você ainda sai na Cachoeira do Renascimento para se refrescar. Ideal para ser visitada com crianças, pois dentro da gruta a água é rasa.

Imagem relacionada



CACHOEIRA SHANGRILÁ

Fica á 21 KM do centro, sentido a Três Corações, com parte asfaltada e grande parte estrada de terra.
Com uma beleza incomparável, o local possui um córrego de águas límpidas e cristalinas, oriundos do alto da serra do Pico do Gavião, deslizando sobre pedras quartzito rosa, formando várias piscinas naturais ideais para banhos. No local, os viajantes encontram pinturas rupestres que contam um pouco da história do lugar!




Resultado de imagem para CACHOEIRA SHANGRILA sao thome das letras


CACHOEIRA DA CHUVA


A Cachoeira da Chuva fica a 2km do arraial do Sobradinho e oferece queda d'água de aproximadamente 50m, caindo em forma de chuva, desembocando nas corredeiras, que seguem até o Rio Lavarejo no Bairro de Sobradinho. Trata-se de uma bela cachoeira e para se chegar é necessário caminhar de 15 a 20 minutos após o abandono do veículo. Sua localização encontra-se no Pico do Gavião e percorre 1,5km. Recomenda-se ir com um guia.
Resultado de imagem para cachoeira da chuva sao thome das letras


Imagem relacionada
CACHOEIRA CÂNION ELDORADO
Lugar muito bonito e com potencial incrível, pouco explorado mas já nas rotas dos guias turísticos, expressamente recomendado ir acompanhado de guia. Fica no Arraial de Sobradinho.






PICO DO GAVIÃO

O ponto geográfico mais alto de São Thomé das Letras- MG, localizado próximo à Sobradinho (distrito de São Thomé das Letras), com 1440m de altitude, oferece uma visão panorâmica 360º de toda a região. 
A origem de seu nome se deve à uma rocha peculiarmente lapidada em formato de gavião, que mantém-se constante e vigilante, como soberano e eterno guardião da mais alta elevação da região. Recomendado ir com guia local.

Imagem relacionada


Imagem relacionada

Imagem relacionada


POÇO DAS ESMERALDAS


Poço das Esmeraldas é um dos atrativos mais visitados devido ao fácil acesso e por estar próximo do bairro do Sobradinho onde fica parte dos principais atrativos da região.

Imagem relacionada


GRUTA SÃO THOMÉ

Gruta localizada ao lado da Igreja Matriz, que deu origem a história da cidade de São Thomé das Letras. Foi neste local que o escravo João Antão se escondeu de seu dono João Francisco Junqueira, o proprietário da Fazenda Campo Alegre de Minas, onde foi  encontrada a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres.


Imagem relacionada


Imagem relacionada


Imagem relacionada



GRUTA DO LABIRINTO

Em Sobradinho, está localizadas a Gruta do Labirinto, faz parte do complexo turístico sendo uma das principais atrações de Sobradinho. Sua formação é arenítica, em seu interior encontramos formações e cores infinitas, a gruta possui cerca de 150m de extensão, dividida em vários caminhos em forma de labirinto com cerca de 3 a 6 m de altura, tendo várias saídas que levam a trilhas.

Imagem relacionada



GRUTA DO CARIMBADO

ATENÇÃO, ATUALMENTE O ACESSO Á ESTA GRUTA ENCONTRA-SE FECHADO, RESTRITO PARA VISITANTES.

Uma das lendas diz que a Gruta do Carimbado em São Thomé das Letras, leva a cidade de Machu Picchu no Peru. Há suspeitas de que isso explicaria o misterioso sumiço dos incas que habitavam os Andes e teriam vindo para São Thomé até a Gruta do Carimbado. Outra teoria é que há um portal na caverna e a energia transporta para outra dimensão. Ainda ninguém chegou ao fim da caverna para responder essa pergunta.


Resultado de imagem para GRUTA DO CARIMBADO




LADEIRA DO AMENDOIM

Próxima a Gruta do Carimbado, a Ladeira do Amendoim é um lugar curioso onde os veículos, com o motor desligado, continuam subindo a ladeira. Este fato ajuda a fomentar as crenças da existência de um grande campo magnético em formato de triângulo abaixo da terra.

Andando a pé para trás também é possível sentir o mesmo efeito de pressão.


Imagem relacionada



PEDRA FURADA


O lugar oferece uma vista ampla sobre a pedreira, os arredores de São Thomé, um belo lugar para se observar o Pôr do Sol ! Fica localizada á 500 metros da cidade sentido a pedreira Martins.